quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Wry (SP)


O Wry é uma banda seminal, da segunda metade dos anos 90 do rock independente nacional, mas encará-la apenas por esse prisma é ignorar as transformações musicais pelas quais ela passou nos últimos sete anos vivendo e tocando em Londres.

O retorno ao Brasil e a sua cidade natal, marca o fechamento de um ciclo cabalístico em sua trajetória (sete anos de Brasil e sete anos de Londres), uma viagem de volta as suas raízes e ao reencontro de sua verve criativa.

Cada vez mais próximos do shoegaze, deixam um pouco de lado as influencias "guitar/glam" dos primeiros álbuns e incorporam o experimentalismo como linha criativa.
Em composições bem estruturadas e com um senso pop na medida certa, flertam com ritmos e melodias pouco comuns ao gênero e enriquecem sua sonoridade com instrumentos exóticos e estruturas musicais mais ousadas, recebendo, até mesmo, elogios de Kevin Shields do My Bloody Valentine, que assistiu a uma de suas apresentações em Londres.

O novo álbum, She Science é o sexto trabalho lançado pelo Wry e vai mais a fundo na sonoridade proposta no EP Whales and Sharks, lançado anteriormente na Inglaterra pelo selo ClubAC30. Ciência, nostalgia e o mundo onírico se misturam em canções envolventes e multifacetadas com rompantes inesperados de puro noise e melodias que não saem da cabeça e te acompanham durante todo dia.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os Irmãos da Bailarina (BA)


Com pouco mais de dois anos de formação, o grupo Os Irmãos da Bailarina é provavelmente a banda com maior volume de shows na capital baiana. Não bastasse a quantidade de apresentações, em lugares estratégicos e com quase todos os grupos de rock da cidade, o quarteto: Theo (vocal), Mark (bateria), Rick (guitarra) e Paulinho (baixo) prima pela qualidade hipnótica das mesmas.

Sob diversas influências do mundo da música, algumas até, de certa forma, impensáveis (que diria de um Cauby Peixoto e um som Death Metal co-agindo na sonoridade da banda?), “Os Irmãos” são dotados de uma veia autoral singular dentro da cena underground. Na música “Você”, carro chefe do último ep lançado, facilmente nota-se um tom denso, seguro e elaborado da letra aos arranjos, da interpretação à angustiante viagem sensorial que, por exemplo, proporciona.

Provavelmente a formação musical individual dos integrantes, quase todos autodidatas e com experiências noutras bandas, a profundidade na pesquisa-composição e a amizade entre eles são itens corroborativos para a liga, o corpo em movimento que é o grupo Os Irmãos da Bailarina. Não fosse isso, como explicar a sinergia ao vivo? O que dizer quando o espectador não consegue tirar os olhos de Theo? Sua voz é potente e a encarnação de cada música é como se rasgasse a carne a dentadas ou lhe doesse como a um espinho encravado e ainda assim nos parece algo muito doce e delicado. Por que notamos a música da banda, a letra, os agudos e graves como pontos, parte de um todo indissociável?

Essas respostas certamente serão bem particulares. Apenas ouvindo o cd, vendo o clipe e estando num show é que poderemos sacar as influências do som pesado do rock setentista, do grunge, da doçura legada pela mpb e tudo de mais singular aqui destacado.

Os Irmãos da Bailarina vão seguindo caminho na cena soteropolitana, fazendo shows por pontos da cidade (sem preconceitos!) onde para eles se abrirem portas. Já carregam no currículo notáveis apresentações em cidades do interior baiano, além de elogiadas passagens em festivais e consagradas casas de espetáculos de outros estados.

Por Miwky, graduada em Comunicação Social, Produtora Cultural e amante de Música e Cinema. Foto por Thiago Fernandes

domingo, 16 de agosto de 2009

11/09 WARM UP BIG BANDS



Wry (SP) | www.myspace.com/wrymusic
Os Irmãos da Bailarina | www.myspace.com/osirmaosdabailarina
djs Elektra e neechee

Dia 11 de setembro de 2009, 23h
Local: Boomerangue (Rua da Paciência – Rio Vermelho)
Ingressos: R$ 15,00

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Promoção!

(clique para ampliar)

Para concorrer a convites para o WARM UP BIGBANDS, no dia 14/08 (Boomerangue), publique o flyer do festival em seu fotolog, blog ou flickr e envie um e-mail para bbrecords@gmail.com com seu nome, telefone e link para o post com o flyer.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

COLETIVO ÜBER GLAM


Formado em 2007 em Salvador, na Bahia, o Coletivo über Glam reúne amigos interessados em sonoridades que passeiam entre o rock e a eletrônica, flertando com funk e pop. Distante de uma definição bem circunscrita, o grupo se arrisca em diversas pegadas e estilos. Sem pressa, aos poucos uma identidade se anuncia. Até o momento a idéia é ser dançante e divertido.

O grupo se reuniu inicialmente para produzir uma única faixa - Über Glam - feita por diversão. O resultado agradou ao quarteto que decidiu continuar com a produção. Logo já havia material suficiente para um show, e as apresentações começaram.

No palco, os rapazes se apresentam com duas guitarras, quatro microfones e bases eletrônicas. Thiago Rodrigues comanda a maior parte dos vocais, João Meirelles e Pedro Guimarães ficam responsáveis pelo peso das guitarras e Camilo Fróes aperta o play das bases eletrõnicas.

O Coletivo über Glam está em constante produção de material novo, e já contabiliza mais de 15 canções originais. As letras são cantadas em francês, português, inglês e alemão e as temáticas variam desde o mais completo nonsense, como em Funk do Farol, a assuntos mais sérios, como abordado em Drogues Synthétiques. As influências são variadas e dispersas, vão dos clássicos dos anos 80 ao hard rock, art-punk, rockabilly e o bombástico electro-rock.

Por enquanto, as faixas podem ser ouvidas no MySpace da banda: www.myspace.com/uberglam