domingo, 25 de outubro de 2009

Até 2010!

O BigBands 2009 foi um sucesso! Agradecemos a todos que trabalharam, ajudaram e prestigiaram o festival!

Clique abaixo para ver fotos dos shows do domingo, 25/10
BigBands 2009 | 25.10

sábado, 24 de outubro de 2009

Shows do dia 24/10

O primeiro dia de shows do BigBands 2009 foi ótimo! Obrigado a todos pela presença!
Algumas fotos do evento:
BigBands 2009 | 24.10

Envie sua foto/link para festivalbigbands@gmail.com!

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Fotos do primeiro dia

Algumas fotos do primeiro dia do BigBands 2009. As palestras foram muito interessantes, agradecemos a todos que participaram!

BigBands 2009 | 23.10

Júlia Says (PE)


O Júlia Says, de Recife (PE), foi criado em 2007 por Anthony Diego (bateria, programações eletrônicas e percussão) e Pauliño Nunes (vocal, guitarra, violão e sintetizadores virtuais), com a proposta de fazer música livre – ou seja, poder passear pelas diversas vertentes musicais e criar daí a sua identidade. O livro infantil A casa das ideias, de Pedro Veludo, sintetiza bem a proposta da dupla e dá nome ao projeto, que faz uma mistura eletrônico-orgânica inspirada em artistas como Itamar Assumpção, Naná Vasconcelos, Wado, Gorillaz, dentre outros. O primeiro EP, batizado com o mesmo nome, foi lançado em janeiro de 2008 pelo Bazuka Discos (selo do Coquetel Molotov), dando início a uma frequente indicação dos rapazes como revelação e aposta da música nacional; o segundo EP, Menos é mais, chegou recentemente. Nos dois anos de estrada, já se apresentou em vários festivais e shows em diversos locais do país.

Correio da Bahia | 23.10.2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Estrada Perdida

www.myspace.com/estradaperdida

Antiga Penetration, a Estrada Perdida nasceu em 2004 como um revide criativo que reafirma elementos clássicos do rock’n’roll, como aceleração, furor e velocidade, com letras que mostram agressividade e lirismo. É justamente na técnica das suas composições e na força da sua performance que residem os grandes trunfos da banda. Em 2006, a Estrada Perdida fez o lançamento duplo “Estilo CDR”, com CD gravado em estúdio e o DVD ao vivo – o primeiro DVD independente do rock baiano. Formada por Cebola Elétrica (voz), Tico Ceará (guitarra), Chuck Norris (baixo) e Coffee Baby (bateria), a Estrada Perdida é reconhecida pela potência de seu som, pela voz e atitude de seu vocalista e pelos shows no estilo “Nada mais resta, o mundo vai acabar e não estamos nem aí!”.

Pastel de Miolos

www.myspace.com/pasteldemiolos

Com mais de 14 anos de existência, a Pastel de Miolos, de Lauro de Freitas (BA), é formada por Alex Costa (voz e baixo), Wilson Santana (bateria e backing vocal) e Alisson Lima (voz e guitarra) e faz um som calcado no punk rock e no hardcore, com músicas próprias que passam pelo minimalismo e pela elaboração, pela crítica consciente e pela loucura. O power trio já participou de vários festivais pelo país e lançou recentemente, em formato virtual – disponível para download gratuito –, o CD Ciranda (Brechó Discos, em parceria com vários selos, NetLabels, blogs e sites especializados), produzido por Jera Cravo e contemplado em edital da Fundação Cultural do Estado da Bahia, aumentando uma extensa discografia. Além deste trabalho, o DVD Resistir..., uma compilação de shows e cenas de ensaios do período entre 2006 e 2008, também figura nas produções mais recentes. Em 2010, a banda vai lançar disco novo com 23 faixas.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Nancy Viégas e Back Banda Radiola

myspace.com/nancyviegas e myspace.com/bandaradiola

Iniciada em agosto, a parceria de Nancy Viégas e a Radiola tem dado bons frutos. Depois de apresentações em Barcelona, na Espanha, e da participação no projeto Pelô de Vanguarda, em setembro passado, Nancy Viégas e a Back Banda Radiola mostram o que apronta esta quadrilha de veteranos. No show, eles tocam músicas da Crac!, de Nancyta e os Grazzers, da própria Radiola e do terceiro álbum da cantora, Mezzodelirante (2008, independente) – tudo com arranjos especiais. Rock, elementos brasileiros, ruídos, vozes, percussão e teclados psicodélicos fazem parte desse repertório de experimentalismo e linguagem urbana. A cantora e produtora Nancy, em intensa fase de apresentação de muitas novidades e lançamentos, convida mais uma vez a Radiola para este momento no Festival Bigbands.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Black Drawing Chalks (GO)

A goiana Black Drawing Chalks, formada por Victor Rocha (voz e guitarra), Renato Cunha (guitarra e vocais), Denis de Castro (baixo) e Douglas de Castro (bateria), foi criada em 2005 e tem dois discos lançados, Big deal e Life is a big holiday for us (ambos pela Monstro Discos). Com influência do stone metal do começo dos anos 2000 e do hard rock dos anos 70, eles definem sua música, no inusitado release, como “o que você escutava quando tinha 20 anos de idade, quando tudo estava bem e a única preocupação era o dinheiro para a cerveja e conseguir pegar o máximo de garotas possíveis”. Apontada como o grande destaque da nova geração de roqueiros goianos, a banda traz no currículo diversas turnês e participações em festivais, o que justifica a notoriedade conquistada nos últimos tempos e também as três indicações ao VMB 2009: ‘Aposta MTV’, ‘Rock Alternativo’ e ‘Videoclipe do Ano’ (My favorite way).


Matéria no jornal A Tarde


Hoje, o Caderno 2+ do jornal A Tarde traz uma matéria bem legal sobre o Festival BigBands. Apenas gostaríamos de acrescentar uma alteração: As inscrições para as palestras foram prorrogadas e ficarão abertas até lotação completa.

Garanta sua vaga. Para participar das palestras do BigBands 2009, envie um e-mail com seus dados (nome, e-mail, telefone para contato e RG) para festivalbigbands@gmail.com especificando de quais palestras você quer participar.
(Mais detalhes)

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Frank Jorge (RS)

www.myspace.com/frankjorgesolo

O multiinstrumentista e compositor gaúcho Frank Jorge estreou nos palcos porto-alegrenses em 1984 com a banda Prisão de Ventre; depois, vieram Os Cascavelletes, Graforréia Xilarmônica, Julio Reny Guitar Band, Pére Lachaise, Black Master, Cowboys Espirituais, Tenente Cascavel e o seu projeto de carreira-solo, que chega agora a Salvador. Seu álbum mais recente, Frank Jorge Volume 3 (Monstro Discos), em que toca quase todos os instrumentos (bateria e percussão ficam a cargo de Iuri Freiberger – coprodutor do disco junto com Rafael Ramos), mostra as influências jovemguardianas-beatlemaníacas-sessentistas. Formado em Letras e Radialismo, Frank tem composições gravadas por nomes como Pato Fu, Ira! e Wander Wildner, já publicou quatro livros e coordena o curso de Formação de Produtores e Músicos de Rock da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

domingo, 18 de outubro de 2009

Mortícia

“Raiva e melancolia da MPB”: é este o sobrenome da Mortícia – e MPB, neste caso, se refere à Música Pesada Brasileira. Formada por cinco veteranos do cenário musical baiano (Leão, voz; Álvaro “Tattoo” Medrado, guitarra; Adriano Bastos, guitarra; Larriri Vasconcelos, baixo; e Louis, bateria), a banda surgiu a partir do repúdio dos integrantes aos modismos e mesmices que identificam nos grupos brasileiros atuais. Dessa forma, o que se ouve nas composições do quinteto é a citada mistura de raiva e melancolia que ecoa através de músicas calcadas no rock produzido na década de 1970, sem perder de vista a sonoridade dos anos 2000. O primeiro álbum está sendo produzido, mas algumas gravações anteriores já podem ser ouvidas na internet.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Yun-Fat

Na estrada desde 2004, a banda Yun-Fat é formada por Hiram (voz), Cecelo (guitarra), Vini (guitarra), Paulo (baixo) e Louis (bateria). O primeiro álbum, Action movie stunts get to die, lançado pelo selo Torto Fono Gramas em 2007, foi muito bem recebido pela crítica especializada. Versátil e original, o grupo funde com naturalidade a agressividade extrema do death metal, grindcore e hardcore com passagens de pop, samba e bossa nova, em letras que se distanciam completamente dos paradigmas do heavy metal. O quinteto já viajou pelo Nordeste, fazendo shows e participando de festivais, e foi a única banda de música extrema a concorrer nas categorias de “Música do Ano” e “Álbum do Ano” pelo prêmio Bahia de Todos os Rocks. O Yun-Fat está em processo de produção do seu primeiro videoclipe, da música He wants a bullet between his eyes, e trabalha na composição de músicas para o seu próximo disco.

Os Irmãos da Bailarina

www.myspace.com/osirmaosdabailarina

Os Irmãos da Bailarina é uma banda de rock baiana que prima pela veia autoral e singular de suas composições. Com quase três anos de formação, tendo uma movimentada agenda de shows e estando presente em iniciativas de destaque da cena cultural da cidade, o grupo é composto por Theo Filho (vocal), Ricardo Rilo (guitarra), Tom Sá (baixo) e Mark Mesquita (bateria). Em um universo de diversas influências, eles produzem um som fundamentalmente denso, unindo a intensidade do instrumental pesado a um vocal grave e seguro, com letras poéticas e bem elaboradas. Em agosto passado, o quarteto fez o lançamento virtual do seu primeiro álbum, Ponta (independente), com produção de andré t e co-produção da própria banda, que está disponível para download gratuito – e de onde já saiu um videoclipe, O perigo da ansiedade. Até o fim do ano, virão os CDs físicos, a serem apresentados ao público num show oficial de lançamento.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Tom Bloch (RJ/RS)


A banda Tom Bloch, atualmente formada por Pedro Veríssimo nos vocais e Iuri Freiberger na bateria e programações, nasceu em Porto Alegre no final de 1999. Começou como um projeto solo do cantor – uma brincadeira sem grandes pretensões –, mas logo cresceu. No lançamento da primeira demo (Demo Deluxe – Indepentente/2000), já era uma banda de verdade, com guitarras, baixo e bateria dando corpo aos timbres virtuais do estúdio. Essa característica mistura de eletrônica e rock, de sons orgânicos com inorgânicos, aparecem nos dois álbuns de carreira (Tom Bloch e Tom Bloch 2). Contrapondo sentimentos e fragilidades humanas com a paisagem geralmente dura e indiferente das cidades grandes, Tom Bloch fala de relações, desencontros, recomeços, medos, sexo e solidão, em letras de brilho poético de Veríssimo – não por acaso, filho do escritor Luis Fernando.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Messias

www.messias.art.br

Após oito anos de quase absoluto silêncio, Messias (líder do grupo brincando de deus) apresenta o seu primeiro trabalho solo – Escrever-me, envelhecer-me, esquecer-me, com 32 músicas em português e inglês, todas de composição própria – e faz no Festival Bigbands a estreia nos palcos deste projeto, acompanhado de andré t (também produtor do disco), Guimo Mingoya e Gabriel Pettenati. Messias reuniu músicos locais, colaboradores e parceiros da brincando de deus neste disco, que vai sair em MP3, CD e vinil. O resultado não se contrapõe ao que já foi realizado por ele, mas introduz novos elementos e inaugura um processo absolutamente particular: o disco foi gravado no estúdio t, em Salvador, mas é recheado de sessões realizadas em casa, no carro, em bares ou via celular. Diverso sem ser eclético (rock, dub, electro-jazz, sampling), Messias compreende o alcance da música contemporânea, situando-se entre as aquisições afetivas de um artista independente de meia-idade e a imersão na música pop.

Demoiselle


Nascida em 2003, a banda Demoiselle faz do seu rock um equilíbrio entre folk e hard rock, apresentando um som muito próprio em canções autorais interpretadas pela voz da cantora Ivana Vivas, acompanhada de respeitados músicos do cenário baiano: Toni Oliveira (guitarra), Ricardo ‘Flash’ Alves (guitarra), Guto Jr. (bateria) e Katucha Bastos (baixo). O resultado da soma destes talentos os coloca como um dos destacados representantes da atual geração do rock do estado. Influenciada pelos grandes nomes do rock, do hard rock e da música pop, tais como Led Zeppelin, Beatles, Beach Boys, Lynyrd Skynyrd e Queen, a Demoiselle tem momentos que vão dos violões com textura acústica aos marcados riffs de guitarra do mais clássico rock’n’roll. De forma independente, a banda gravou um EP logo no início da estrada e um disco cheio, já disponível na internet, a ser lançado em breve.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Palestras - como se inscrever

Para participar das palestras do BigBands 2009, envie um e-mail com seus dados (nome, e-mail, telefone para contato e RG) para festivalbigbands@gmail.com especificando de quais palestras você quer participar.

Não será cobrado ingresso para as palestras, apenas sugere-se a doação de um livro de temática infanto-juvenil. Os títulos arrecadados serão repassados para a Biblioteca Zeca de Magalhães, do Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA). (saiba mais)

PALESTRAS

14:00: "Rede Música Bahia: organização de redes de trabalho relacionadas à música"

A Rede Música Bahia está sendo formada por entidades cujo objetivo é a sincronização das ações já existentes no mercado da música da Bahia, visando inicialmente o fortalecimento econômico de seis eixos que a compõe: músicos, produtores, selos, casas de shows, festivais e informação.
  • Emmanuel Mirdad, produtor cultural e jornalista, trabalha na Rádio Educadora FM Bahia e é criador do Prêmio Bahia de Todos os Rocks.

  • Eric Taller, fundador e diretor geral da Ginga P., empresa de eventos, distribuição, produção e gestão cultural.

  • Jair Guimarães, músico, produtor de eventos e diretor da Cooperarock em Camaçari, responsável pela inclusão da cidade no circuito nordestino de rock independente.

  • Vince de Mira, músico, cantor e produtor cultural, vocalista da banda Lampirônicos, idealizador do projeto Zona Mundi, do Terreiro Circular e do selo Maquinário.
16:00: "Produção cultural e formação musical: entrar e permanecer no mercado da música independente"
  • Mediador: Messias Bandeira, produtor do BoomBahia Music Festival, músico, professor da Universidade Federal da Bahia.

  • Frank Jorge, músico, criador do primeiro curso superior especializado em rock no Rio Grande do Sul, professor universitário.

  • Iuri Freiberger, produtor de discos, realizador do Festival Gig Rock (RS), consultor técnico dos principais festivais da ABRAFIN e professor do curso de Produção Fonográfica das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), primeiro curso de formação técnica de produção musical do Nordeste.

  • Rex, baterista, integrante da banda Retrofoguetes e da extinta Dead Billies.
18:00: "Abertura e manutenção de casas noturnas"
  • Mediador: Theo Filho, músico e proprietário da casa de eventos Boomerangue.

  • Cláudio Vieira Rocha, membro-fundador da ABRAFIN, realiza o Festival de Música Instrumental em BH e o Festival Primeiro Campeonato Mineiro de Surf. Dono da Obra, casa noturna mais badalada de Belo Horizonte.

  • Rafael Bandeira, membro da ABRAFIN, realiza o Festival Ponto (CE). É proprietário do Hey Rock Bar e membro-fundador da Casas Associadas (associação de casas noturnas de todo o país).