domingo, 12 de julho de 2009

JÚLIA SAYS (PE)

“Há muito tempo Júlia tinha vontade de escrever um livro, inventar uma história, mas... achava que não tinha idéias. Às vezes ficava rabiscando no papel, mas nada! Nem o comecinho sequer! Ela só não queria que o seu livro começasse com “Era uma vez...” e terminasse com “... e foram muito feliz para sempre.”” *


O projeto musical Júlia Says foi formado em agosto de 2007 por Anthony Diego e Pauliño Nunes, com o conceito de fazer música livre, ou seja, poder passear pelas diversas vertentes musicais tendo identidade, por isso o texto de Pedro Veludo, autor do livro infantil “A Casa das Idéias” sintetiza muito bem a proposta do grupo e da nome ao projeto, que faz uma mistura eletrônico-orgânica inspirada em artistas como Itamar Assumpção, Naná Vasconcelos, Wado e Gorillaz, entre outros.

O primeiro EP do Júlia Says intitulado simplesmente de Júlia Says, lançado em janeiro de 2008 pelo Bazuka Discos (Selo do Coquetel Molotov), recebeu cotação máxima do site “Recife Rock!”. A banda em parceria com o diretor Igor de Lyra produziu o clipe da canção Mohamed Saksak, sendo exibido na mostra competitiva do 9º Festival de Vídeo de Pernambuco com bandas/artistas já estabelecidos no cenário musical pernambucano como Mombojó, Carfax e Erasto Vasconcelos.

Apontada pelo cantor e compositor China como Revelação de 2007 (numa lista para a site Trama Virtual) e pelos Jornalistas Hugo Montarroyos (Recife Rock) e Bruno Nogueira (Folha de Pernambuco e Popup.mus) como “expectativa/ aposta para 2008”, encartou também matéria de capa no Viver do jornal Diário de Pernambuco “Injeção de criatividade na cena musical” de Michelle de Assumpção e Renato L. ,entrou na lista de “50 apostas para 2008 -2009” da revista virtual O Grito, ficando em 12º lugar, numa lista com nomes como: Curumin, Marcelo Camelo e Mallu Magalhães. Em junho a revista “Rolling Stone” dedicou uma página inteira ao Júlia Says na matéria “Imagem e Som” do jornalista Márcio Cruz.

Tocou nos Festivais Pátio do Rock 4 (Pátio de São Pedro, Recife), Rec-Beat 2008 (Recife) - ao lado de nomes nacionais e internacionais (Pato Fu, Lucy & The Popsonis, Devotos, Pânico (do Chile), Móveis Coloniais de Acajú), sendo apontada como revelação do Rec-Beat 2008 e posta em destaque pela revista virtual “O Grito”, pelo site “PopUp” e pelo programa “Metrópolis” da TV Cultura. Em julho deste ano se apresentou no 18º Festival de Inverno de Garanhuns, que teve na programação nomes como: Nação Zumbi, Ney Matogrosso, Zeca Baleiro.

Se apresentou também no projeto beneficente “Cultura Independente” promovido pela Livraria Cultura, fazendo uma performance na qual interagiu com imagens projetadas num telão, produzidas e editadas por Igor de Lyra.
Realizou o lançamento do EP “Júlia Says” na Saraiva Megastore no fim de março de 2008, além de uma bem sucedida turnê pelo centro-sul do país entre abril e maio de 2008 tocando nas cidades de São Carlos (SP) – Ao vivo na Rádio Ufscar e também no espaço Armazém na Festa do Programa “Independência ou Marte”, São Paulo (SP) – Clube Praga, Clube Berlim na “Festa Brasa” com curadoria de Guilherme Barrela e Dagoberto Donato, Studio SP “Projeto Cedo & Sentado” com curadoria de Ronaldo Evangelista (Folha de São Paulo), Livraria da Vila e Centro Cultural Consolação e em Belo Horizonte (MG) – Bar Dançante “A Obra” na Festa de dois anos do blog “Meio Desligado”. Durante a turnê deu entrevistas aos seguintes veículos: Tramavirtual, Revista Rolling Stone, Rádio Ufscar (programa “Independência ou Marte”), programa de tv “Alto-falante” (Rede Minas e TV Cultura).

Tocou no Festival “No Ar: Coquetel Molotov 2008”, festival que teve na programação: Guizado (SP), Marcelo Camelo(RJ) em sua estréia solo, a banda sueca “Peter, Bjorn & John” além de outros artistas nacionais e internacionais e a banda contou em seu show com a participação do
trompetista paulista Guilherme Mendonça do Guizado em uma das músicas. Em outubro a banda realizou sua segunda turnê, tocando no Festival CCJ Independente (SP), na Mostra SESC de Artes 08 (SP), fazendo uma performance onde fundiu imagens e sons através do programa Vimus comandado e desenvolvido por Jarbas Jacome em dois shows, no programa Popload Sessions (SP) do Portal IG e no Festival Música Recife (PE).

Em dezembro teve o clipe da música Salto Alto dirigido por Igor de Lyra e Igor Pipa, premiado na mostra competitiva do 10º Festival de Vídeo de Pernambuco. E criou o projeto “Júlia Says: Remix(A)” no qual já fez remixes dos artistas Lucas Santtana (BA), Wado (AL), Macaco Bong (MT), Mamelo Sound System (SP), Telephatique (SP), Dance Area (Holanda) e Eminem (EUA).

Começou 2009 realizando uma mini-turnê pelo nordeste tocando no projeto Quintessência (Amici’s Bar - Fortaleza-CE), no Festival Rock-Cordel (Centro BNB Cultural - Fortaleza-CE) e no Castelo Pub (Natal-RN), estampando uma matéria de página inteira no caderno de cultura do jornal cearense “O Povo”.

Em Fevereiro tocou no SESC Pompéia na 1ª edição do Festival “Rec-Beat” em São Paulo, dividindo palco com bandas latinas como Bomba Estereo (Colômbia) e Desorden Publico (Venezuela). Em março gravou os clipes de “Barulhos” e “Salto Alto” para o projeto Música de Bolso da produtora Iô Iô Filmes e tocou na Universidade de São Carlos no projeto “Palquinho Maluco” e no projeto “Rebels” em São Paulo no Tapas Club.

Em abril quebrou um jejum de seis meses sem tocar em Recife, se apresentando no Downtown Pub no projeto “Information System Music Vibes” e em maio fez o pré-lançamento do EP “Menos é Mais” no Uk Pub e criou o projeto Júlia Tapes, uma mixtape semanal da dupla. Lançou o EP “Menos é Mais” em show realizado em João Pessoa (PB) no Espaço Mundo, junto da banda Nublado e participou do Volume 1 da coletânea “Música Reciclada” do Selo argentino “Bazura Discos” com a música “Onde as Fronteiras São Asas”, lançada no dia do meio ambiente e se prepara para estrear o “Júlia Says: DJ SET” no fim de junho durante a Info.Sessions do Red Bull Music Academy em Recife.

Nenhum comentário: