quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Os Irmãos da Bailarina (BA)


Com pouco mais de dois anos de formação, o grupo Os Irmãos da Bailarina é provavelmente a banda com maior volume de shows na capital baiana. Não bastasse a quantidade de apresentações, em lugares estratégicos e com quase todos os grupos de rock da cidade, o quarteto: Theo (vocal), Mark (bateria), Rick (guitarra) e Paulinho (baixo) prima pela qualidade hipnótica das mesmas.

Sob diversas influências do mundo da música, algumas até, de certa forma, impensáveis (que diria de um Cauby Peixoto e um som Death Metal co-agindo na sonoridade da banda?), “Os Irmãos” são dotados de uma veia autoral singular dentro da cena underground. Na música “Você”, carro chefe do último ep lançado, facilmente nota-se um tom denso, seguro e elaborado da letra aos arranjos, da interpretação à angustiante viagem sensorial que, por exemplo, proporciona.

Provavelmente a formação musical individual dos integrantes, quase todos autodidatas e com experiências noutras bandas, a profundidade na pesquisa-composição e a amizade entre eles são itens corroborativos para a liga, o corpo em movimento que é o grupo Os Irmãos da Bailarina. Não fosse isso, como explicar a sinergia ao vivo? O que dizer quando o espectador não consegue tirar os olhos de Theo? Sua voz é potente e a encarnação de cada música é como se rasgasse a carne a dentadas ou lhe doesse como a um espinho encravado e ainda assim nos parece algo muito doce e delicado. Por que notamos a música da banda, a letra, os agudos e graves como pontos, parte de um todo indissociável?

Essas respostas certamente serão bem particulares. Apenas ouvindo o cd, vendo o clipe e estando num show é que poderemos sacar as influências do som pesado do rock setentista, do grunge, da doçura legada pela mpb e tudo de mais singular aqui destacado.

Os Irmãos da Bailarina vão seguindo caminho na cena soteropolitana, fazendo shows por pontos da cidade (sem preconceitos!) onde para eles se abrirem portas. Já carregam no currículo notáveis apresentações em cidades do interior baiano, além de elogiadas passagens em festivais e consagradas casas de espetáculos de outros estados.

Por Miwky, graduada em Comunicação Social, Produtora Cultural e amante de Música e Cinema. Foto por Thiago Fernandes

Um comentário:

Ricardo Rilo disse...

Por favor, Mariana, essa foto é da formação antiga...será que vc poderia utilizar uma recente que está disponível em nosso blog (qualquer uma da primeira página serve)..obrigado!!!