quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Nuda (PE)


Pra que arrebanhar o vasto? Pra que trancafiar-se em classificações?
O traço mais singular da Nuda é sua pluralidade. É o desapego às definições já explícito em seu nome: uma banda nua, que prefere não se "vestir" de formatos, prefere não se prender aos moldes e limitações. Pura. Genuína como toda expressão artística deve ser.

Formada no início de 2006, a banda lançou no final deste ano duas músicas (Maruimstad – seu primeiro Single – e Samba de Paleta) juntamente com sua página no Myspace, alcançando uma popularidade altíssima no site. Desde então a banda já mostrava seu trabalho meticuloso nas letras, em seus jogos e facetas, em harmonias ousadas e na constante preocupação em driblar o óbvio.

Depois de tocar nos principais bares da cena alternativa do Recife em 2007, a banda deu um passo maior no trabalho da sua carreira: lançou virtualmente em janeiro de 2008 o seu segundo EP, intitulado Menos cor, mais quem, com 5 novas músicas, que, com apenas duas semanas de lançado, colocou a Nuda em total evidência no Myspace – estando no Top 10 de artistas na categoria Bossa-Nova – e no TramaVirtual – destaque na página principal em quinto lugar nacional e primeiro lugar estadual.

Esse reconhecimento nacional garantiu à Nuda a participação em festivais fora de Pernambuco como o Festival DoSol WarmUp em Natal/RN e o Festival Grito Rock Fortaleza, além de ter rendido uma turnê pelo Sudeste/Centro-Oeste, com passagens por Belo Horizonte, Goiânia, Festival Volume em Cuiabá (uma das apresentações mais aclamadas do festival, tanto pelo público quanto pela organização), entrevistas e shows na Rádio Nacional e no programa Atitude.com da TV Cultura no Rio de Janeiro.

A banda lançou no final de maio a versão física deste novo trabalho, em SMD, reformulando seu myspace com o conceito gráfico do EP, além de disponibilizar todas as músicas para download gratuito (www.tramavirtual.com/nuda).

E por falar em versão, a Nuda faz parte do tributo virtual aos 40 anos do White Album dos Beatles, organizado por Marcelo Fróes, com a versão de “Mother Nature’s Son” que estará junto com versões de outras músicas do mesmo álbum por artistas de renome nacional como Zé Ramalho, Autoramas e Lobão.

Em julho deste ano, a banda juntou-se ao Lumo Coletivo: uma organização que visa fomentar a cena cultural através dos princípios da economia solidária. Para saber mais sobre o Lumo Coletivo, acesse lumocoletivo.blogspot.com.

Nenhum comentário: